25 de jun de 2010

Operação com Números Naturais

Dando umas voltas pela net, conseguimos encontrar sugestões de atividades bem legasi. Vai aí mais uma.

Trata-se de uma sugestão de aula para 4ª série / 5º Ano.

Conteúdo
Operações com Números Naturais

Objetivo  
 Resolver problemas que envolvam a utilização dos números em diferentes contextos.

Conteúdo
Relação entre os números usando estimativa em contexto significativo.


Material necessário O seguinte texto:

Na ___ se­ma­na de ­abril, nu­ma ___ fei­ra, cer­ca de ___ pessoas par­ti­ci­pa­ram da reu­nião da As­so­cia­ção de ­Pais e Mes­tres da escola. No en­con­tro, ___ as­sun­tos fo­ram discuti­dos. Os pre­sen­tes co­me­ram ___ sal­ga­di­nhos no to­tal e con­su­mi­ram ___ gar­ra­fas de re­fri­ge­ran­te de ___ li­tros cada. O pon­to prin­ci­pal da reu­nião foi a or­ga­ni­za­ção da Fes­ta Ju­ni­na. Foi de­ci­di­do que o even­to se­ria rea­li­za­do no dia ___ de ju­nho, ou se­ja, cer­ca de ___ ­dias de­pois do iní­cio das au­las e ___ ­dias an­tes do iní­cio das fé­rias de ju­lho. Es­ti­ma-se que ___ pes­soas com­pa­re­cerão à fes­ta, bem ­mais do que os ___ do ano pas­sa­do. Pa­ra ­elas, ha­ve­rá ___ bar­ra­cas de jo­gos e ___ bar­ra­cas de co­mes e be­bes. O pon­to al­to vai ser a qua­dri­lha, com ___ alu­nos par­ti­ci­pan­tes.

Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua o texto e peça que os alunos preencham as lacunas em duplas. O importante não é o número escolhido, mas como eles justificarão a opção e a relação que farão com os outros faltantes.

2ª etapa As opções de cada dupla podem ser diferentes. O importante é fazê-las sustentar as escolhas frente ao grupo. Para isso, faça perguntas relacionando os números que aparecerem e peça que justifiquem suas decisões. Para os que estão iniciando no cálculo mental, forneça uma lista de possibilidades, como: 150 / 4ª / 30 / 4 / 300 / 41 / 3 / 120 / 5ª / 5 / 25 / 80 / 8 / 7 / 1,5
Avaliação
Prepare outro texto usando o modelo. Verifique se os alunos colocaram nas lacunas os números de acordo com o contexto pedido.

Fonte: revista Nova Escola

0 comentários:

Postar um comentário